Compreendendo o crédito e a dívida no Brasil

O Brasil é enorme e cheio de superlativos.

Os 210 milhões de habitantes do Brasil são extraordinariamente preocupados com higiene, aparência e estética: os consumidores número 1 de cirurgia estética, desodorantes e perfumes. 

Eles também são líderes mundiais em gastos com cuidados com animais de estimação, tratamentos dentários cosméticos e TVs de tela plana.

Como membros relativamente recentes da sociedade de consumo, eles têm uma educação média limitada; muitos perdem o controle sobre seus orçamentos domésticos. 

Os brasileiros típicos raramente pagam à vista por grandes compras; eles descobriram o todo-poderoso Crédito, e recentes governos populistas encorajaram seu uso para permitir que famílias emergentes de classe média desfrutassem do que antes eram bens de luxo.

Quanto custa o crédito no Brasil?

Outro superlativo: os brasileiros não apenas pagam pesados ​​impostos de importação sobre a maioria dos produtos estrangeiros, mas também suportam o crédito mais caro do mundo. Com a inflação abaixo de 4%, a Taxa Interbancária Brasileira (SELIC) atingiu seu ponto mais baixo da história, 6,5%, mas o crédito continua assustadoramente caro: algumas modalidades de crédito ultrapassam 6,5% ao mês .

Os juros anuais médios do cartão de crédito dos cinco principais bancos do Brasil em 2018 foram modestos 231%, muito mais baixos do que nos anos anteriores. Os brasileiros recorrem a inúmeras ferramentas alternativas de crédito para facilitar suas compras. No Brasil, você pode comprar um par de jeans em seis parcelas mensais!

Qual é o perfil de um devedor típico?

A maioria dos consumidores adultos tem alguma dívida, atualmente 60%, 23% estão atrasados ​​em seus pagamentos e 9% admitem que irão inadimplir. Um devedor médio tem quatro empréstimos que totalizam US $ 1.177 (4,4 vezes o salário mínimo mensal de US $ 265).

As famílias de renda mais alta não estão isentas: devedores que ganham mais de dez vezes o salário mínimo brasileiro estão 55 dias atrasados, enquanto as famílias de baixa renda estão 65 dias atrasadas.

Normalmente, a dívida inclui
o mais caro de todos:
cartões de créditoTaxas de juros do cartão …pode quadruplicar uma dívida ……em um ano.
Veículo de Crédito% de devedores com este tipo de dívida
Cartão de crédito76
Pagamentos parcelados15
Auto empréstimo11
Empréstimo pessoal10
Emprestimo à habitação9
Cheque especial em conta corrente6
Empréstimo consignado6
De outros3
Vários tipos, total> 100%136%

O que os devedores precisam pagar?

Esse efeito de expansão faz com que a dívida do cartão de crédito ocupe 29% da dívida total do consumidor, seguida por utilidades domésticas, depois pelo financiamento oferecido por varejistas e, em seguida, por serviços de telecomunicações, como contas de celular e internet.

Qual é a penetração do cartão de crédito no Brasil?

Cerca de 60 milhões de adultos possuem cartão de crédito no Brasil. O uso de cartão aumentou 12% em moeda brasileira em 2018, apesar de uma economia lenta. A tendência se inverte quando convertida para o dólar, porque o real caiu em relação ao dólar, como aconteceu com a maioria das moedas.

AnoTotal de transações de cartão de crédito em BRLValor médio de BRL em USDTotal de transações de cartão de crédito em dólares americanos
2017R $ 749,7 bilhõesUS $ 0,31$ 235B
2018R $ 842,6 bilhões ↑US $ 0,27 ↓$ 228B ↓

Onde no Brasil os consumidores devem mais?

A dívida do consumidor nas cinco grandes regiões do Brasil acompanha a distribuição da população muito bem, mas a discrepância entre consumo e dívida revela seus perfis econômicos muito diferentes:

  • O sudeste populoso e rico tem proporcionalmente mais consumo do que dívida.
  • As regiões mais pobres do Nordeste e do Norte têm a pior situação, com mais gente e dívidas do que poder de compra.
  • Os brasileiros do Sul têm a situação

Deixe um comentário